Princípio 1: Alinhamento

Há quatro princípios básicos no design gráfico, que estão presentes em todos os projetos excelentes que admiramos e que temos como referência. Para abordá-los farei quatro posts, um sobre cada princípio. No post de hoje irei falar sobre o princípio de ALINHAMENTO.

 

Ele está mais conectado a textos, porém todos os elementos de um material gráfico deve estar de alguma forma dentro do raciocínio de alinhamento, como imagens, logo, elementos visuais, etc. Tudo deve ser pensado para que esteja agradável visualmente.

 

A leitura de informações, no ocidente, ocorre de cima para baixo, da esquerda para direita.

 

 

Dessa forma, quando há alinhamentos de textos diferentes (para direita, para esquerda, centralizado, etc) há certa confusão no cérebro, o que pode causar dificuldade de leitura. Além de causar estranhamento, pois nosso cérebro busca padrões, e quanto mais padronizado mais agradável fica, mas isso explicarei melhor em outro post.

 

 

Apenas um adendo: isso não significa que não se possa usar, porém a utilização de diferentes alinhamentos devem ser muito bem estudados e demandam muito mais cuidado.

 

Nesse caso, apenas ajustando o alinhamento do texto, a leitura já fica muito mais agradável.

 

 

Podemos ir além e deixar o alinhamento mais interessante e único. Nesse caso podemos criar diferentes alinhamentos de posição para os elementos existente para que o design em si fique mais “ousado”.

 

 

Claro que há um motivo para a posição de cada elemento do material. Dessa forma podemos deixar “ousado” e ainda deixamos uma organização interessante para o cérebro.

 

 

Nesta imagem podemos ver as linhas guias usadas para criar essas posições. Isso gera inúmeras possibilidades para sua diagramação. Então teste e se divirta! 🙂

 

Espero que tenham gostado desse post. Semana que vem falarei sobre outro princípio do design.


Se curtiu meu conteúdo, provavelmente vai gostar do que envio por e-mail.

Se cadastre na minha Lista VIP no site rubensmendes.com.br

3 comentários em “Princípio 1: Alinhamento

  1. Felipe Coêlho disse:

    Obrigado! esse seu post sobre alinhamento foi bastante esclarecedor, principalmente porque estou agora trabalhando na organização e apresentação dos textos e outros elementos gráficos no meu portfólio. Excelente post.

    1. rubensmendes disse:

      Valeu Felipe! Muito legal ler isso! Espero que os futuros conteúdos continuem te ajudando! 😀

  2. Eu como sempre o chato de plantão rsrs, mas Rubens falando sério você proporciona ótimos conteúdos cara, explica de maneira simples, to aguardando o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *